Universo Goiânia, perde partida no último período para o Paulistano
NBB - Divulgação
Universo Goiânia Basquete - Paulistano abre 15 pontos de frente no primeiro quarto, leva a virada do Goiânia, mas se recupera no último período e volta a vencer no NBB 2013/2014
O Paulistano/Unimed precisou mostrar frieza para voltar a vencer no NBB 2013/2014. Depois de abrir 15 pontos de frente ao final do primeiro quarto, a equipe paulista levou a virada do Universo/Goiânia, mas se recuperou no último período e venceu o duelo realizado neste sábado, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO), de maneira emocionante, pelo placar de 76 a 74.
Recuperado da derrota sofrida na última rodada para o UniCEUB/BRB/Brasília, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti possui agora uma campanha de 19 triunfos em 27 partidas realizadas (70,3% de aproveitamento) e momentaneamente subiu para o terceiro posto na tabela de classificação, já que possui uma vitória e um jogo a mais do que o rival Pinheiros/SKY, dono do quarto lugar.
Com 18 pontos, quatro assistências e quatro bolas recuperadas, o armador norte-americano Kenny Dawkins foi o principal destaque do triunfo dos paulistas. Autor de 16 pontos, o pivô Mineiro também teve boa participação na partida. Outros bons nomes do Paulistano foram o ala/pivô César, que marcou 12 pontos, oriundos de quatro tiros certeiros de longa distância, e o ala Holloway, que registrou dez pontos, seis assistências e seis rebotes.
Apesar da derrota, o cestinha do duelo foi o ala uruguaio Emilio Taboada, do Goiânia, com 24 pontos. Com o revés, a equipe do Centro-Oeste do país segue na 16ª colocação na tabela de classificação, com uma campanha de sete vitórias em 27 jogos disputados (25,9% de aproveitamento).
Sem se mostrar abalado pela derrota para Brasília na última rodada, o Paulistano iniciou o duelo deste sábado com tudo. Com destaque para a dupla Dawkins e Mineiro, o clube da capital paulista precisou apenas de dois minutos para colocar 12 a 0 de frente. Sem apresentar um bom rendimento, Goiânia não conseguiu equilibras as ações e viu os rivais seguirem com um desempenho praticamente impecável no primeiro quarto. Dawkins e Mineiro continuaram inspirados, o clube da capital paulista fechou os dez minutos iniciais da partida com expressivos 30 pontos e abriu boa vantagem no placar (30 a 15).
O cenário do duelo mudou completamente no segundo período. O Paulistano não conseguiu manter o mesmo aproveitamento da parcial anterior e diminuiu sua produção ofensiva. Enquanto isso, o time do Centro-Oeste do país elevou seu nível de atuação dos dois lados da quadra e baixou bruscamente a diferença no marcador. Com boas atuações individuais de Taboada, André Luiz e Penna, os anfitriões venceram o segundo quarto por 26 a 14 e as equipes foram para os vestiários separadas por apenas três pontos: 44 a 41.
Na volta do intervalo, os paulistas até mantiveram a liderança do confronto. Mas a virada do Goiânia foi inevitável. Ainda com uma forte defesa e com o uruguaio Taboada inspirado, a equipe da casa não demorou a assumir a ponta do placar. Nos instantes finais do terceiro período, os comandados do técnico Márcio de Andrade chegaram a colocar seis pontos de frente (59 a 53), mas César, com um tiro de três pontos, e Dawkins, com um lance livre, reduziram o prejuízo para os paulistas. Então, o duelo chegou para seus dez minutos finais com Goiânia em vantagem, mas por apenas dois pontos: 59 a 57.
Logo no primeiro lance do último período, César voltou a mostrar sua mão calibrada e com um novo arremesso certeiro de longa distância devolveu a liderança do placar para o Paulistano (60 a 59). De maneira arrasadora, os visitantes seguiram dominando as ações na parcial final. Com direito a duas bolas convertidas da linha de três pontos, o garoto Pecos, de apenas 19 anos, liderou a arrancada dos paulistas, que emplacaram uma sequência de 13 a 0 para colocar 11 pontos de frente (70 a 59).
Depois de passar cinco minutos sem pontuar, Goiânia “acordou” e anotou oito pontos seguidos para cima dos rivais. Então, o duelo chegou para seus dois minutos finais com o placar em 70 a 67 a favor dos paulistas. Até então discreto no jogo, o norte-americano Holloway anotou quatro pontos seguidos e os visitantes abriram sete pontos de frente (74 a 67). Depois de os goianos descontarem com Rafinha, Holloway levou uma falta técnica e o jogo voltou a ficar emocionante.
Taboada converteu os dois lances livres a que teve direito e na sequência acertou um arremesso da linha de três pontos. Os cinco tentos seguidos do uruguaio deixaram a diferença no placar em apenas um ponto (75 a 74). Os donos da casa até tiveram a chance de virar o jogo, mas falharam e Pilar, com um lance livre, confirmou o triunfo do Paulistano.
Liga Nacional de Basquete