ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Separados por dez pontos, Vila Nova e Goiás fazem clássico no Serra

Elcimar e Walter (Foto: Montagem sobre fotos de O Popular e Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)
Rosiron Rodrigues - Goiás E.C



Colorado é o quarto e precisa vencer para não ver posição no G-4 ameaçada. Esmeraldino lidera com folga e tenta ampliar vantagem sobre o rival.


De um lado, um clube pressionado, que vem de derrota em casa e que pode sair do G-4 do Campeonato Goiano. De outro, o atual campeão, líder isolado e com amplo retrospecto favorável contra o rival. Este é o cenário de Vila Nova e Goiás, que se enfrentam neste domingo, às 16h, no Serra Dourada, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno.

Com 13 pontos, o Tigre ocupa o quarto lugar e para vencer o clássico terá de superar rival e, mais uma vez, seus próprios problemas. O volante Osmar, que seria titular, foi vetado na última sexta e será substituído pelo estreante Fredson. Já na equipe esmeraldina, que lidera o torneio com 23 pontos, o ‘problema’ é o excesso de opções para o técnico Enderson Moreira.

A última vez que o Goiás perdeu no Serra Dourada foi justamente para o Vila Nova, no dia 1º de abril do ano passado, por 3 a 2. Depois disso o Verdão já disputou 31 jogos no maior palco do futebol goiano sem saber o que é derrota. A arbitragem do clássico será de Wílton Pereira Sampaio (Fifa). Ele terá Fabrício Vilarinho (Fifa) e João Patrício.

A Polícia Militar trabalhará com cerca de 300 homens na segurança do evento. A torcida do Vila Nova deverá se dirigir ao lado norte do Serra Dourada, enquanto os esmeraldinos ficarão na ala sul. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em Tempo Real a partir das 15h30m.



header as escalações 2

Vila Nova: Como era de se esperar, Darío Pereyra faz mudanças na equipe após a zebra diante do Grêmio Anápolis. A principal delas é a saída de Ernani, em baixa desde que voltou de lesão, para a entrada do jovem Alan. Thiago Viana, suspenso, dá lugar a Rafael. Outra surpresa está no meio-campo. Destaque da equipe nas rodadas iniciais, Osmar se preparava para voltar à equipe após se recuperar de lesão, mas se machucou novamente. O estreante e veterano Fredson entra na equipe, que terá a seguinte formação: Vinícius; Chiquinho, Rafael, Neto Gaúcho e Alan; Alexandre Carioca, Fredson, Diego Paulista e Barboza; Elcimar e Hyantony.

Goiás: Com os retornos de Valmir Lucas, Thiago Mendes e Renan Oliveira, o técnico Enderson Moreira tem boas opções para escalar o time. A zaga continua formada por Ernando e Rodrigo, mas a disputa no meio-campo é acirrada. Caso o treinador decida manter o mesmo time que goleou Rio Verde e Anápolis, Dudu Cearense e Eduardo Sasha serão titulares. A provável escalação esmeraldina tem Harlei; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Dudu Cearense, Ramon (Thiago Mendes) e Renan Oliveira (Eduardo Sasha); Neto Baiano e Walter.



quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vila Nova: Osmar se recuperou de lesão muscular na coxa, mas no treino da última quinta-feira se lesionou novamente e para por até um mês. O zagueiro Thiavo Viana pegou dois jogos de gancho pela expulsão contra o Goiás no primeiro turno e terá que cumprir mais uma partida de suspensão. O zagueiro Leandrão se recondiciona fisicamente após se recuperar de lesão. O volante Luis Marques se trata de ruptura no tendão de Aquiles. O volante Romário tem lesão na coxa. Os pratas da casa Diego e Tiago Irineu também se tratam de lesões.
Goiás: Enderson Moreira tem todos os jogadores à disposição.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Vila Nova: Thiago Viana, Rafael e Henrique Dias, além de Luis Marques e Romário, que estão no departamento médico.
Goiás: William Matheus, Dudu Cearense e Júnior Viçosa.


header fique de olho 2

Vila Nova: Elcimar empolgou os colorados no início do Goianão, mas se lesionou, ficou três jogos se tratando e perdeu o primeiro clássico com o Goiás. Em seu retorno ao time titular, marcou dois gols diante do Itumbiara e voltou a dar esperanças aos vilanovenses. Contra o Grêmio Anápolis, o artilheiro decepcionou, como toda a equipe. O clássico contra o Goiás será a grande chance de mostrar que é um jogador decisivo para o Colorado.
Goiás: Artilheiro do time na Série B do ano passado, ídolo da torcida e já com cinco gols acumulados no Goianão. Este é o perfil de Walter. Para entrar ainda mais na história do clube, falta um clássico contra o Vila Nova. Neste domingo Walter enfrentará o rival pela primeira vez e tentará deixar sua marca no Serra Dourada.

Darío Pereyra, técnico do Vila Nova: “A gente espera que aconteça um jogo normal, que a gente possa ganhar, perder, empatar, mas que a gente não tenha dois jogadores machucados e que ninguém seja expulso, como no primeiro jogo. E também, principalmente, que o juiz seja rigoroso para os dois lados”.

Enderson Moreira, técnico do Goiás: “Sempre jogamos pela vitória e hoje não será diferente. Respeitamos muito o adversário, que também briga pela classificação, mas o Goiás tentará impor seu ritmo de jogo. Não defini o time, pois temos boas possibilidades. Não gostei de algumas coisas na última partida e tenho boas alternativas".


header números e curiosidades

* O Goiás tem amplo domínio no retrospecto do clássico. No Campeonato Goiano, os rivais se enfrentaram 189 vezes. Foram 95 vitórias do Goiás, 49 empates e 45 vitórias do Vila Nova. O time esmeraldino marcou 290 gols e sofreu 197. No retrospecto geral são 208 jogos, com 107 vitórias esmeraldinas, 47 do Tigre, e 54 empates.
* O placar que mais aconteceu na história do clássico foi 2 a 1. A maior goleada da era profissional já feita pelo Goiás em cima do Vila Nova foi 6 a 1, que aconteceu duas vezes, uma no dia 9 de fevereiro de 1957, e outra em 8 de fevereiro de 2009. Já o maior placar que o Vila conseguiu colocar em cima do rival foi no dia 15 de julho de 1973, quando venceu por 5 a 2.

* A última derrota do Goiás no Serra Dourada foi para o próprio Vila Nova, no dia 1º de abril do ano passado, durante a fase de classificação do Campeonato Goiano. O Colorado venceu por 3 a 2, com três gols de Patric.
* Nos últimos 17 clássicos entre as duas equipes disputados no estádio Serra Dourada, o Goiás venceu 12 vezes, o Tigre triunfou apenas uma vez, e houve quatro empates.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

Goiás e Vila Nova se enfrentaram pela última vez no dia 02 de fevereiro de 2013, pela quinta rodada do Goianão. O Esmeraldino levou a melhor e venceu o rival por 3 a 0. O artilheiro da equipe alviverde, Júnior Viçosa, abriu o placar logo aos três minutos de bola rolando. Renan Oliveira, que estreara na temporada naquela partida, fez o segundo gol somente aos 39 minutos da segunda etapa. Amaral, aos 45 minutos, fechou o placar. Na ocasião, as duas equipes brigavam pela liderança do campeonato. Antes da partida, o Goiás era o líder, com 10 pontos, e o Tigre era o segundo colocado, com 9 pontos.









GE - Goiânia

Nenhum comentário