ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Universo Goiânia vence Espírito Santo e dá importante passo para fugir da zona de rebaixamento da temporada 2013/2014 do NBB

Lacerda, do Goiânia
Bruno Coelho - LNB


Universo Goiânia Basquete - O Universo Goiânia abre 19 pontos, permite reação do Espírito Santo, mas vence e dá importante passo para fugir da zona de rebaixamento da temporada 2013/2014 do NBB

O Universo/Goiânia deu um importante passo para alcançar seu principal objetivo na atual temporada: sair da zona de rebaixamento do NBB. Na tarde deste sábado, no confronto entre os dois últimos colocados do campeonato, a equipe comandada pelo técnico Márcio Andrade teve que segurar a pressão do Espírito Santo Basquetebol para vencer, fora de casa, no Ginásio “Tartarugão”, em Vila Velha (ES), pelo placar de 65 a 51.

O cestinha da partida foi o pivô da equipe goiana André Luiz, responsável por 15 pontos, seguido pelo experiente ala/pivô Fernando Mineiro, com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes, além do armador Fernando Penna, autor de dez pontos. Pelo lado capixaba, destaque para o pivô Daniel Filé, que registrou 12 pontos e apanhou seis rebotes.

Mesmo com o triunfo, a representação da Região Centro-Oeste ainda permanece na penúltima colocação, com oito triunfos em 29 partidas (27,5% de aproveitamento) porém, colada na Liga Sorocabana, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que por enquanto, tem campanha de oito resultados positivos em 28 confrontos no campeonato (28,5% de aproveitamento).

“A gente fez um jogo contra o Minas em que perdemos na última bola. Hoje viemos focados para sair com a vitória. Ainda temos chances. Precisamos acreditar até o final, pois sabemos que temos tudo para conseguir fugir do rebaixamento”, analisou Fernando Mineiro.

A representação de Goiânia começou o jogo com tudo. Através de jogadas tramadas pelo experiente armador Fernando Penna, o time visitante abriu 9 a 0 nos momentos iniciais. Por sua vez, o Espírito Santo fez sua primeira cesta apenas com quatro minutos de jogo e encontrou dificuldades para passar pela defesa adversária. Explorando bem o pivô André Coimbra, autor de seis pontos seguidos, os goianos chegaram a abrir 13 pontos (20 a 7), e fecharam a etapa inicial na frente por 20 a 10.

A pegada forte dos visitantes seguiu forte e, logo nos primeiros minutos da segunda parcial, a vantagem que era de dez subiu para 15 pontos (27 a 12). Com mão quente do ala Fábio, a agremiação da Região Centro-Oeste chegou a estar com 19 pontos de frente (38 a 19). Porém, após melhora significativa na defesa, o Espírito Santo fez sete pontos seguidos e cortou o prejuízo para 12 pontos (38 a 26), mas foi para o intervalo com desvantagem de 14 tentos (40 a 26).

Precisando mudar sua situação na partida, os capixabas voltaram dos vestiários com as energias recarregadas e com sede de vitória. Com ritmo alucinante, tanto na defesa quanto no ataque, os comandados de Ênio Vecchi deram velocidade ao seu jogo, aproveitaram muito bem os contra-ataques e entraram no último quarto com a diferença em nove pontos (50 a 41).

Ao fazer os quatro primeiros pontos da etapa final, o Espírito Santo Basquetebol reduziu a vantagem goiana, que chegou a ser de 19 pontos, para apenas cinco, para delírio da torcida presente no Ginásio “Tartarugão” (50 a 45). Ainda com dificuldades, o Goiânia conseguiu se distanciar um pouco no placar e entrou no minuto final com sete pontos de frente (58 a 51). Se aproveitando dos erros ofensivos dos donos da casa, o time do Estado de Goiás ampliou sua vantagem nos minutos finais e ficou com o triunfo em solo capixaba, essencial na briga pela fuga do rebaixamento.

“Agora a gente só tem que pensar em vencer. É o que nos resta. Precisamos mudar nosso espírito. Hoje entramos abatidos em quadra, sendo que deveríamos entrar diferente e pensando em vencer. Agora temos que pensar em vencer Franca, que é o nosso próximo objetivo”, contou o armador Arnaldinho, do Espírito Santo, que anotou nove pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu cinco assistências.






Liga Nacional de Basquete