ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Goiás goleia Goianésia por 5 a 0 e garante primeira vaga na semifinal do Goianão 2014


Rosiron Rodrigues - Goiás Esporte Clube


Campeonato Goiano 2014 - O Goianésia não se deu bem na noite desta quarta-feira, 19 jogando contra o Goiás no estádio da Serrinha. O time entrou em pane e perdeu de 5 a 0 para o líder da competição. O atual bi-campeão goiano alcança a marca de 12 jogos invictos no Goianão, com 9 vitórias e 3 empates, sendo três na edição do ano passado e os nove jogos iniciais desta temporada de 2014.

O Goiás torna-se o 1º semifinalista do Goianão, pois não tem como mais ser superado pelo 4º colocado do seu Grupo A e devido aos confrontos diretos entre as equipes do Grupo B no 3º Turno desta 1ª Fase, por mais de um time deste grupo.

A condição de semifinalista do Goianão é alcançada com a mesma antecedência de 5 jogos das duas últimas edições da competição, porém com 1 rodada a mais de antecipação, uma vez que o time folgará em uma das cinco rodadas do 3º Turno.

O Goiás é o único time sempre presente nas semifinais do Goianão desde 2003, quando a competição passou a ter esta fase no seu sistema de disputa ininterruptamente. É portanto o 12º Goianão consecutivo que o Goiás chega à Fase Semifinal. Em 2003, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2013 tornou-se finalista eliminando respectivamente na Fase Semifinal, Real de Itumbiara, o então Grêmio Inhumense (atualmente Grêmio Anápolis), Vila Nova (em 2006 e 2007), Anápolis, Crac, Vila Nova novamente (em 2011 e 2012) e Aparecidense, sendo eliminado da Final em 2004 pelo Crac e em 2010 pelo Atlético.

O Jogo
O primeiro tempo começou com um atraso de sete minutos, por conta da entrada tardia dos times em campo. Mas o torcedor que compareceu à Serrinha não teve nem tempo de reclamar, porque o Goiás iniciou a partida de modo avassalador e logo aos dois minutos abriu o placar. David cobrou falta da entrada da meia lua e, em chute certeiro, carimbou o ângulo esquerdo do goleiro Flávio Mendes. Na primeira jogada ofensivo do jogo, o esmeraldino já vencia por 1x0.

A vantagem precoce não satisfez o Verdão. Cinco minutos depois, David, novamente em cobrança de falta, tirou tinta do gol do Goianésia. Aos 11 minutos, Clayton Sales fez ótima jogada pela direita e cruzou na pequena área. A defesa do Azulão do Vale apenas observou a jogada e deixou Ramon subir sozinho para, de cabeça, marcar o segundo do Goiás. Em 12 minutos avassaladores, o Goiás consegui chegar aos 2x0.

E o ímpeto do Goiás parecia não ter fim. O time seguida pressionado muito e aos 22 minutos o esmeraldino novamente balançou as redes, com Thiago Mendes, tocando na saída de Flávio Mendes. Mas o assistente Hederson Leão, em marcação duvidosa, percebeu o meia do Goiás em posição ilegal no momento em que foi lançado e anulou o gol do jogador. A torcida e os jogadores reclamaram bastante, mas o árbitro Breno Souza confirmou a marcação do assistente e o placar permaneceu nos 2 a 0 para o Verdão.

A partir de então o esmeraldino diminuiu um pouco o ritmo e passou a controlar mais a partida rodando a bola no setor de meio campo. Com dificuldades para furar a defesa bem armada do Goiás, o Goianésia só conseguiu assustar aos 27 minutos. Nonato recebeu na ponta direita da grande área e arriscou um chute direto. Renan fez boa defesa e ficou com a bola. Na sequência, Paulo Cesar cruzou para dentro da área e Luciano cabeceou para o gol, exigindo outra boa defesa do goleiro do Goiás, que cedeu o escanteio. Sem outras alterações no placar, teve fim o primeiro tempo.

Segundo Tempo
Mesmo com o primeiro tempo nas mãos, o técnico Claudinei Oliveira não quis complicar o segundo tempo e iniciou a etapa final com uma alteração: saiu Clayton Sales, amarelado, para a entrada de Vitor. Com isso, Claudinei procurava evitar uma possível expulsão do ala que já estava pendurado e reforçar a marcação no setor direito. Já Everton Goiano, comandante do Azulão do Vale, preferiu não mexer na sua equipe e voltou com os mesmos jogadores.

Ao contrário da etapa inicial, a primeira chance do segundo tempo foi da equipe do Goianésia. Rychely fez falta na ponta esquerda, próximo a grande área. Paulo César levantou na grande área, Wesley desviou e Renan apareceu mais uma vez para fazer a defesa. Na sequência o castigo: aproveitando contra-ataque, o Goiás chegou ao terceiro gol com Araújo, que invadiu a grande área, bateu colocado e contou com desvio na zaga para matar o goleiro do Goianésia. 3x0.

Quatro minutos depois, aos dez, Araújo anotou mais um e acabou de vez com o ânimo da equipe visitante. Rychely fez ótima jogada pela direita, driblou a marcação e chutou na trave. A bola voltou e, no rebote, o camisa 11 só teve o trabalho de empurrar para as redes. Novamente cirúrgico nos primeiros minutos, o Goiás ampliou o placar para 4 a 0. Com o segundo gol marcado na partida, Araújo ainda alcançou Nonato na artilharia do Goianão, ambos com seis gols.

Com o quarto golpe sofrido, o Goianésia já não tinha qualquer tipo de reação e não apresentava nenhuma resistência ao Goiás. Aos 19 minutos, mais uma vez Araújo colocou no fundo das redes. O camisa 11 do esmeraldino recebeu na grande área, deixou o zagueiro no chão e tocou na saída de Flávio Mendes para anotar o quinto do jogo e o sétimo dele na competição, se tornando artilheiro isolado do Campeonato Goiano.

À partir de então o jogo virou festa para a torcida esmeraldina. Sob muita chuva, Claudinei promoveu a segunda alteração e enfim, estrou o lateral esquerdo Lima. Saiu Juliano, volante que desde o início do campeonato joga improvisado na ala. Na sequência, Claudinei mexeu mais uma vez tirando Valmir Lucas, que deu lugar a Felipe Macedo. O camisa três demorou a sair do campo e ainda teve tempo para receber cartão amarelo, ficando suspenso para a próxima rodada.

Nos minutos finais o Goiás teve outras oportunidades, principalmente com Araújo e Rychely. Do outro lado, o Goianésia exigiu a intervenção do goleiro Renan apenas uma vez, com chute rasteiro de Edson Pelezinho espalmado para escanteio. Sem eficiência de ambos os times, o placar ficou mesmo no 5 a 0 para o Goiás, que chegou à 25 pontos e se isolou cada vez mais na liderança do Campeonato Goiano.


Ficha Técnica

Goiás 5 X 0 Goianésia 

Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Data: 19/02/2014 – Quarta-feira

Horário: 20h30

Árbitro: Breno Souza

Assistentes: Evandro Gomes Ferreira e Hederson Leão

Público: 1.288 pagantes

Renda: 20.189 reais

Gols Goiás: David 2” 1T (1-0) Ramon 11” 1T (2-0) Araújo 6” 2T (3-0) Araújo 10” 2T (4-0) Araújo 19” 2T (5-0)

Cartões Amarelos Goiás: Clayton Sales, Valmir Lucas e David.

Cartão Amarelo Goianésia: Alex

Goiás: Renan; Clayton Sales (Vitor), Valmir Lucas (Felipe Macedo), Jackson e. Juliano (Lima); Amaral, David, Thiago Mendes e Ramon; Rychely e Araújo.

Técnico: Claudinei Oliveira


Goianésia: Flávio Mendes; Luciano, Fabio da Silva e Murilo (Lima); Araújo, Alex, Wesley, André Beleza (Edson Pelezinho) e Paulo César (Carlão); Romerito e Nonato.


Técnico: Everton Goiano








Opinião / FGF

Nenhum comentário