ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Brasileirão 2013 Chegou!! Saudações Esmeraldinas!!

O Professor Graciano Arantes é uberlandense radicado em Goiás, músico, representante comercial, zagueiro - co-fundador do Moxé Futebol Clube / Campeão da II Liga Esmeraldina de Futebol Society, marido da Denise, papai da Lis, amigo do André, hantyo, bicicleteiro e blogueiro! 




O Brasileirão 2013 Chegou!! Saudações Esmeraldinas!!

Domingo está chegando! Vamos enfrentar o nosso primeiro adversário neste, que é considerado o campeonato mais disputado do mundo. O Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Eu concordo com o termo “o mais disputado”, quando comparado aos outros campeonatos nacionais, onde o número de concorrentes diretos aos títulos é bem reduzido.

No nosso caso, temos os times de sempre também, porém, em maior quantidade. São as equipes oriundas do tão badalado, amado e também odiado “eixo Rio-São Paulo”! Aí, podemos incluir os grandes clubes mineiros e sulistas – estes mais regionalizados e com espaço televisivo expressivamente menor na hora do esporte em rede nacional.

Hoje, podemos considerar, que a competição inicia com o Atlético Mineiro sendo o maior favorito ao título. Também né, a melhor performance da Libertadores até o momento, só isso! Em seguida, vem o Corinthians, atual campeão mundial de clubes e o Fluminense que também conta com um grande elenco, atual campeão brasileiro, não vem jogando taaanta bola assim. O Botafogo de Seedorf chega arrumadinho e com muita força após se dar muito bem no carioca. Depois seguem os grandes sempre com ótimos jogadores e investimentos colossais como Cruzeiro, Grêmio e Internacional. Estes, são os mais cotados para levantar a taça de campeão.

Vale lembrar que na hora que a bola rola fica tudo praticamente igual, pois esses clubes são grandes devido ao alto poder de investimento e sempre se ajeitam no transcorrer dos jogos, e não podemos desprezar a força dos que não mencionei como Santos e São Paulo.

E o tão respeitado e tradicional clube goiano também faz parte dessa festa! O time de Enderson Moreira é o atual campeão brasileiro da segunda divisão e bicampeão estadual. Os jogadores chegam para a briga voando baixo em se tratando de motivação e preparo físico. É o time que sempre dá trabalho e chega com grande respeito por parte dos adversários, principalmente no Serra Dourada com sua imensa e vibrante Nação Esmeraldina!!

Recentemente, o grupo recebeu o meia Hugo e o atacante Araújo para ocuparem dois dos espaços mais carentes. Ambos vieram para carregar o piano com um pouco mais de criatividade e velocidade no ataque, pois Neto Baiano é o homem da finalização e Walter que também finaliza muito bem – dos melhores da competição neste aspecto – embora se movimente bastante, busca jogo e muitas vezes cria as jogadas como um verdadeiro meia, também carece de companheiros mais velozes no ataque esmeraldino.

A zaga esmeraldina com Valmir Lucas é boa! Ernando vem se demonstrando um grande valor no cenário nacional, sendo que recentemente foi pretendido por clubes de maior expressão. O lateral Vitor já se mostrou que recuperou seu bom futebol e hoje é uma das armas do Verde pela direita.

Contamos hoje com três ótimos volantes, cada um com suas características. O capitão Amaral muito bem na marcação e exímio cabeceador, que sempre deixa seus “golzinhos”. Thiago Mendes é também um grande roubador de bolas e sabe conduzir bem a pelota – precisa melhorar seu chute, aí ninguém segura o rapaz! Dudu Cearense não dispõe daquela juventude mais, mas tem um ótimo passe e um chute certeiro de fora da área. Nosso goleiro é chamado por muitos de ídolo e vejo que é o que ainda temos de melhor na posição, apesar da idade avançada (41). Ano passado fez uma grande temporada, se superando ao pegar vários pênaltis e fazendo grandes defesas.

O nosso “11” ainda está em formação e a lateral esquerda tem sido muito comentada entre nós torcedores, pois os contratados para a função nem de longe lembram o que os bons jogadores que já tivemos ali faziam. Precisamos também de mais jogadores de qualidade, para formar um elenco mais forte, como por exemplo na ala direita, pois não temos outro bom lateral para brigar por posição com o Vitor.

Ainda não vimos o time entrosado com Hugo e Araújo. A minha aposta é que Hugo tem tudo para jogar bem com a dupla Amaral e Thiago Mendes na proteção, mais os feras no ataque. Assim, teremos o inconstante Renan Oliveira para brigar por essa vaga no meio esmeraldino. E vamos ver o que o Ramon vai apresentar daqui pra frente. Meio jogo de banco foi ótimo para ele !

Creio que com as peças que temos hoje, podemos superar as equipes menos badaladas, as mais comuns e também os atualmente desajeitados como Vasco e Flamengo. Por outras palavras, uma Sul Americana está de bom tamanho para este elenco. Se a diretoria resolver abrir a mão e nos presentear com mais dois grandes jogadores eu passo a acreditar até em título! Vamos lá Verdããããão!!!!

Que venha o Cruzeiro no próximo domingo!!





Um comentário

Anônimo disse...

Muito bom seus cometários Professor Graciano Arantes