ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente João Bosco Luz comparece em reunião organizada pela CBF na tarde desta segunda


Divulgação Goiás Esporte Clube


CBF - O presidente José Maria Marin recebeu nesta segunda-feira, na sede da CBF, os representantes de vários segmentos que compõem o cenário do futebol brasileiro.

Participaram da reunião, representando os jogadores:
Seedorf (Botafogo), Paulo André (Corinthians), Alessandro (Corinthians), Fernando Prass (Palmeiras), Alex (Coritiba) e Juan  (Internacional).

Compareceram os seguintes presidentes de clubes: 
Mário Gobbi (Corinthians), Alexandre Kalil (Atlético Mineiro), Alexi Portela (Vitória), Vilson Ribeiro de Andrade (Coritiba), João Bosco Luz de Marais (Goiás), Eduardo Bandeira de Mello (Flamengo) e Marcelo Penha (representando o presidente do Fluminense, Peter Siemsen).

Estiveram presentes os seguintes presidentes de entidades de classe:
Mustafá Contursi (Sindicato do Futebol), Rinaldo Martorelli (presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol), Marco Antônio Martins (Associação Nacional de Árbitros de Futebol), Paulo César Mocellin (Sindicato dos Atletas Profissionais do RS), Marcelo Cruz (Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina), Marco Antônio da Silva (presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Ceará), Luiz Pinella (vice-presidente Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo), Alfredo Sampaio (vice-presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol) e os representantes da TV Globo, os diretores Marcelo Campos Pinto e Telmo Zanini.

Estiveram presentes também: O vice-presidente Marco Polo Del Nero e os diretores da CBF, Reinaldo Carneiro Bastos e Carlos Eugênio Lopes.

Responsável por levantar a discussão, ao reclamar do excesso de jogos e da falta de pré-temporada adequada, o movimento Bom Senso FC, que reúne os principais jogadores do futebol brasileiro, esteve presente na reunião desta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio. E aceitou que mudanças no calendário aconteçam a partir de 2015, por entender que não daria mesmo para alterar as datas no ano que vem.

- Quando a gente começou a discussão, já sabia das dificuldades para 2014, mas tinha que começar em algum momento", reconheceu o meia Alex, do Coritiba, um dos representantes do Bom Senso que compareceu à reunião.

- Para 2015, não tem discussão: são 30 dias de férias e 30 dias de pré-temporada. Não tem mais jogo em janeiro. Isso é certo. Mas, para 2014, seria até covardia pensar em mudança com uma parada de 40 dias da Copa do Mundo", afirmou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.

Vale ressaltar, porém, que algumas federações estão adiando em uma semana o começo dos campeonatos estaduais do ano que vem.

Outro tema de discussão foi a adoção do "fair-play financeiro", que prevê punição para os clubes que tiveram atraso no pagamento de impostos e salários. Nesse caso, porém, a conversa ainda está longe de um final, porque envolve também o governo federal.

- Essa é uma questão mais complexa. Ninguém quer perdão de dívida. Só queremos uma forma viável de pagar as dívidas do passado", disse Kalil.

Agora, novas reuniões devem ser agendadas no futuro, para que todas as partes possam avaliar as mudanças na gestão do futebol no Brasil.

-Hoje foi uma vitória do futebol brasileiro, quebramos um paradigma, fomos recebidos pela CBF, pelos representantes dos clubes. Mas não tem nada resolvido, ainda tem muitas conversas pela frente para discutir as questões", explicou Alex.





Confira o documento oficial em anexo.




CBF

Nenhum comentário