Clássico entre Vila e Goiás na abertura do Goianão 2016 | Eu Sou Goiás
Notícia
Carregando...

Clássico entre Vila e Goiás na abertura do Goianão 2016



A Federação Goiana de Futebol (FGF) apresenta a tabela do Campeonato Goiano 2016. A competição tem início em 30 de janeiro e término no dia 8 de maio, com a realização de 76 partidas ao todo. A rodada de abertura do campeonato terá cinco jogos, entre os quais, clássicos entre clubes das cidades de Anápolis e Goiânia:

Atlético x CRAC – Serra Dourada
Anapolina x Anápolis – Jonas Duarte
Aparecidense x Trindade – Aparecidense
Goianésia x Itumbiara – Valdeir José de Oliveira 
Vila Nova x Goiás – Serra Dourada

Os estádios Abrão Manoel da Costa, em Trindade, e Genervino da Fonseca, em Catalão, precisam ser aprovados pela Comissão de Vistoria da FGF para estarem aptos a receberem jogos do campeonato. Caso as melhorias solicitadas não sejam promovidas, Trindade AC e CRAC, clubes que mandam jogos nesses estádios, respectivamente, têm até o dia 19 de janeiro para indicar o local em que mandarão seus jogos.

Todas associações têm até o dia 11 de janeiro como prazo para apresentação dos laudos de inspeção do estádio que sediar seus jogos como mandante, emitidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). A ausência do laudo impede a praça esportiva de sediar jogos com a presença de público.

Fórmula de Disputa

A fórmula de disputa do Campeonato Goiano 2016 será semelhante aos dois últimos anos. Na 1ª Fase as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, com os times do Grupo A jogando contra as equipes do Grupo B, no 1º e 2º Turnos. No 3º Turno os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos.


GRUPO A GRUPO B
Goiás EC AA Aparecidense
Trindade AC Goianésia EC
Itumbiara EC Atlético CG
CRA Catalano AA Anapolina
Anápolis FC Vila Nova FC

 
Ao término da 1ª Fase, se classificam quatro clubes: os líderes de cada grupo e os dois melhores colocados na classificação geral entre os demais. Serão rebaixados os dois clubes de pior campanha no Campeonato, independentemente do grupo a que pertençam. Os dois clubes melhores colocados, exceto Goiás, Atlético e Vila Nova, classificam-se para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D em 2017.


Na Fase Semifinal haverá o cruzamento entre os quatro classificados da 1ª Fase. Os confrontos serão definidos de acordo com a campanha que realizaram, independentemente da colocação que obtiveram em seu grupo. De acordo com a classificação geral, jogam 1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado. Serão realizadas partidas de ida e volta, com a segunda partida sendo realizada com mando de campo do 1º e 2º colocados. 


A Fase Final, que definirá o campeão, será disputada entre os dois times classificados da Fase Semifinal. Da mesma maneira, esta fase será disputada em jogos de ida e volta, em que a segunda partida terá mando de campo da equipe com melhor campanha durante toda a competição.
  

Os times disputam as Fases Semifinal e Final em igualdade de condições, sem vantagem de jogar por igualdade de pontos e gols. Em caso de igualdade de pontos nessas fases, será levado em consideração o saldo de gols normal das duas partidas. Persistindo a igualdade, a definição dos finalistas e do título do campeonato, respectivamente, serão conhecidas nas cobranças de pênaltis. 

















FGF
Imagem: Site Eu Sou Goiás
Partilhar no Google+

Eu Sou Goiás

Postar um comentário