ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria da CBF lança a primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-20



O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e os diretores da entidade Manoel Flores, de Competições, e Gilberto Ratto, de Marketing, além de João Palomino, diretor da ESPN, lançaram, nesta segunda-feira, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-20, em cerimônia realizada no auditório da sede. A disputa de base entre as 20 primeiras equipes do ranking da CBF começa nesta terça-feira, com Corinthians x Grêmio.

Feldman abriu o evento e destacou a importância do trabalho de base para o futuro do futebol brasileiro.

- Não é possível termos o nosso futebol dos sonhos sem uma base estruturada. Nosso papel não é só promover competições, mas abrir espaço para a formação social dos nossos jovens. Nós sabemos quanto o futebol é uma atividade atrativa.

João Palomino, diretor da ESPN, emissora que tem os direitos da competição, ressaltou que o canal quer ajudar a fortalecer a base no país e promover a educação.

- Só se faz um país forte através de educação. A educação do futebol é a base. Estamos promovendo a educação do país. A nossa presença é para reafirmar a defesa do futebol brasileiro, para que ele recupere a imagem de outrora. Mostrar essas competições é obrigar os clubes a incentivarem a base. Quando chegarmos a esse nível, atingiremos nossa missão.   

“Primeiro de muitos”

Gilberto Ratto, diretor de Marketing, e Manoel Flores, de Competições, reforçaram que o objetivo da entidade é continuar realizando competições desse porte voltadas para as categorias de base.

Flores disse que o Brasileirão Sub-20 surgiu para suprir um pedido antigo dos clubes:

- Este campeonato foi uma demanda que ouvimos dos clubes em evento realizado na CBF. Hoje temos três competições de base e o nosso objetivo no futuro é ter um ranking específico para esta categoria.

Já Ratto demonstrou otimismo com o lançamento da competição:

- Começamos no início do ano a criar esse campeonato. É um prazer ver esse filho nascer agora. Será o primeiro de muitos.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 começa nesta terça-feira. O jogo de abertura será Corinthians x Grêmio, no Pacaembu, às 19h30.

A competição

Os 20 primeiros clubes do ranking da CBF disputam o campeonato, divididos em quatro grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo passam para a próxima fase. Confira a tabela completa da disputa. 






CBF




Nenhum comentário