ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clubes não querem a diminuição do tamanho do campo do Serra Dourada

Torcida lota Serra Dourada em dia de clássico
Divulgação - Estádio Serra Dourada




Estádio Serra Dourada - A exemplo do que foi manifestado pela maioria dos torcedores, através de pesquisa informal via redes sociais, os clubes goianos também não desejam que as dimensões do campo de jogo do Estádio Serra Dourada sejam reduzidas. Foi o que manifestaram Goiás e Atlético, respondendo a questionamento formal feito pela administração do estádio. O Vila Nova ainda não se pronunciou sobre o assunto.


De acordo com a resposta enviada através de ofício à Administração do estádio, Goiás e Atlético são contrários a qualquer alteração nas dimensões do campo de jogo. Desta forma, embora o Vila Nova ainda não tenha enviado a sua resposta, o Serra Dourada deverá manter o seu campo como ele se encontra hoje, em termos de tamanho, já que esta é a vontade da maioria dos clubes de Goiânia, que são clientes principais e assíduos do estádio.

A direção da unidade esportiva informou, porém, que o Serra Dourada deverá passar por amplas reformas nas suas instalações gerais. A praça de esportes já se encontra dentro do cronograma de obras da Agência Goiana de Transportes e Obras – Agetop – para uma ampla reforma, que irá adaptá-la ao chamado conceito de arena multiuso. Atualmente, já está em andamento a instalação de novas cadeiras, inclusive em boa parte do setor de arquibancadas.

O Caso

Recentemente foi levantada uma pequena polêmica a respeito do tamanho do campo de jogo do Serra Dourada, que apesar de absolutamente dentro da regra vigente, não está em conformidade com as medidas do chamado “padrão FIFA”. Na atualidade, o campo do estádio goiano é o maior entre os utilizados nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. E membros de delegações de equipes visitantes começaram a reclamar disso.

Como o estádio vai passar por reformas e uma alteração deste tipo é enorme e diz respeito diretamente aos principais usuários do estádio, a Administração enviou ofícios a Goiás, Atlético e Vila Nova para saber qual a opinião e o desejo deles a respeito do assunto. A Federação Goiana de Futebol (FGF) também foi informada sobre o debate. Como se viu, Goiás e Atlético já se manifestaram contrários a qualquer mudança nas dimensões do campo de jogo. O Vila Nova ainda não respondeu.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA, pela sigla em inglês e francês) quer que os estádios sejam construídos mundo a fora nos moldes e tamanhos de campos europeus, ou seja, nas medidas de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e sem largos espaços em torno do campo de jogo. O campo do Serra Dourada tem 110 metros de comprimento por 75 metros de largura.

A Regra

O fato é que, apesar da recomendação da FIFA, a regra que determina o assunto não mudou. Trata-se da Regra 1 do Futebol, que diz que o gramado deve ter dimensões mínimas de 90 metros de comprimento por 45 metros de largura e máximas de 120 metros de comprimento por 90 metros de largura. Qualquer proporção dentro desses limites e garantindo que o campo seja retangular é válida.

Todas as regras em vigência no futebol foram criadas e são atualizadas exclusivamente pela International Football Association Board (IFAB). A FIFA não pode, por conta própria, modificar nenhuma delas. Pode apresentar recomendações à interpretação das leis, o que faz constantemente, para adequar a pratica do futebol aos interesses do momento. Mas apenas a IFAB pode, de fato, alterar alguma coisa. E a câmara realiza reuniões anuais em que revê os regulamentos e analisa a necessidade de mudanças. Alterações, contudo, são raríssimas.











Estádio Serra Dourada

Nenhum comentário