ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Torcedores não querem a redução do campo do Serra Dourada

Gramado do Serra Dourada
Divulgação - Estádio Serra Dourada





Estádio Serra Dourada - Os torcedores goianos e o público em geral não desejam a diminuição das dimensões atuais do campo de jogo do Estádio Serra Dourada. Foi isso o que revelou pesquisa informal realizada pela Administração da praça esportiva através das redes sociais. 

De centenas de manifestações espontâneas verificadas nas páginas do estádio em relação a este tema, a maioria esmagadora se posicionou contra a medida, enquanto um número muito pequeno achou a idéia de diminuir o campo interessante.


Gramado do Serra Dourada
Independente do resultado da pesquisa informal, a administração do Serra Dourada ainda aguarda a manifestação dos três clubes de Goiânia que tem utilizado o estádio, a saber, Goiás, Vila Nova e Atlético, e da Federação Goiana de Futebol (FGF) a respeito do assunto. Ofícios foram encaminhados a essas entidades solicitando que elas se posicionem a respeito do tema, levantado por membros de clubes de fora do Estado de Goiás que aqui comparecem para enfrentar os goianos pelo Campeonato Brasileiro.

O Caso
Inaugurado em 1975, o Serra Dourada é um estádio aos moldes antigos, com formato arredondado, ampla espaço nas laterais do campo e atrás dos gols. A principal característica desses estádios, porém, é o tamanho do campo de jogo, geralmente amplo. A explicação de seus construtores e dos dirigentes do futebol naqueles tempos é de que dimensões amplas dificultavam a retranca e o antijogo, favorecendo a equipe melhor preparada e mais interessada em jogar.

O Maracanã, que já foi o maior estádio do mundo, por exemplo, tinha também um campo de futebol nas dimensões máximas permitidas pela regra, ou seja, 120 metros de comprimento por 90 metros de largura. O Serra Dourada foi inaugurando com um tamanho um pouco menor que o Maracanã de então, 110 metros de comprimento por 75 metros de largura, dimensões que conserva até hoje.

Mas o tempo passou e o conceito de como jogar futebol parece ter mudado. A Federação Internacional de Futebol (FIFA, na sigla em francês e inglês) decidiu estabelecer um tamanho único, padrão, embora a regra que determina o tamanho do campo não diga nada a este respeito e mantenha as medidas mínimas e máximas nos valores de sempre. O tamanho exigido pela FIFA para as competições promovidas por ela, a saber, Copa do Mundo e Mundial de Clubes, é de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, vários estádios foram construídos com estas dimensões e outros adaptados a elas. O Serra Dourada permanece como antes. Ultimamente alguns membros de equipes visitantes decidiram reclamar do tamanho do campo, alegando que isso prejudica o jogo e o preparo físico de seus jogadores. Diante disto, a Administração do Serra Dourada decidiu perguntar aos seus clientes, os clubes goianos, o que eles desejam que seja feito.

A Regra
Apesar da determinação da FIFA de que os estádios sejam construídos mundo a fora nos moldes e tamanhos europeus, ou seja, nas medidas de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e sem largos espaços em torno do campo de jogo, o fato é que a regra que determina o assunto não mudou. Trata-se da Regra 1 do Futebol, que diz que o gramado deve ter dimensões mínimas de 90 metros de comprimento por 45 metros de largura e máximas de 120 metros de comprimento por 90 metros de largura. Qualquer proporção dentro desses limites e garantindo que o campo seja retangular é válida.

Todas as regras em vigência no futebol foram criadas e são atualizadas exclusivamente pela International Football Association Board (IFAB). A FIFA não pode, por conta própria, modificar nenhuma delas. Pode apresentar recomendações à sua interpretação, o que faz constantemente para adequar a pratica do futebol aos interesses do momento. Mas a IFAB realiza reuniões anuais em que revê os regulamentos e analisa a necessidade de mudanças. Alterações, contudo, são raríssimas. 

O último encontro da IFAB aconteceu em Zurique, Suiça, no dia 1º de março de 2014. Foi a 128ª reunião anual da entidade e as determinações deste encontro estão valendo para o biênio 2014/2015. O que foi definido no congresso entrou em vigor no dia 1º de junho de 2014. A próxima reunião da IFAB está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2015, em Belfast, na Irlanda do Norte.

















Estádio Serra Dourada

Nenhum comentário