ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Goiás nunca venceu o ABC; veja o histórico do confronto

Ederson, Abc e Goiás (Foto: Alex Fernandes / Agência Estado)
 Alex Fernandes - Agência Estado


‘Tabu é para ser quebrado’. Não é possível listar quantas pessoas já proferiram esta frase no mundo do futebol. Ela se aplica a jogadores, torcedores, diretorias, comissões técnicas e imprensa. E está no contexto do duelo entre Goiás e ABC, válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Recém-promovido à elite do futebol brasileiro e bicampeão estadual, o time goiano é considerado favorito contra a equipe potiguar, que amarga a lanterna da Série B. Porém, o Goiás terá de quebrar uma incômoda escrita para avançar: a de nunca ter vencido o ABC.

Em sete jogos na história do confronto, foram quatro empates e três vitórias dos nordestinos. O Goiás até poderá se classificar sem vencer, caso conquiste a vaga nos pênaltis ou no número de gols marcados fora de casa, porém, o time só pensa em acabar com este tabu. No ano passado, por exemplo, mesmo vivendo grande fase e já liderando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Goiás foi ao estádio Frasqueirão, em Natal, e perdeu por 3 a 2, na 33ª rodada – a última derrota esmeraldina na competição. Éderson deu show e marcou os três do ABC.

- Eu não acredito em tabu. A gente precisa quebrar estas marcas, assim nem precisamos mais pensar no que aconteceu. Não acredito nisso, atualmente as coisas são diferentes. Podemos sim conquistar um bom resultado e avançar na Copa do Brasil – diz o atacante Araújo.

Por falar em Copa do Brasil, esta é a segunda vez em que goianos e potiguares se enfrentam na competição. Em 2000, após dois empates por 1 a 1, o ABC se classificou em pleno Serra Dourada na disputa de pênaltis. Também houve encontros pela Série B de 1999, que terminou empatado, e em 2011, também pela Segundona, quando o ABC venceu as duas partidas contra o Goiás. Quem avançar no confronto estará nas oitavas de final.

Os dez classificados se juntarão aos cinco brasileiros que participaram da Libertadores, com exceção do São Paulo, que defenderá o título da Sul-Americana. Quinto colocado na Série A do ano passado, o Vasco herdou a vaga direta do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil e também só começará a disputar a competição a partir de agosto.

Histórico do confronto entre Goiás e ABC
11 de setembro de 1999: ABC 1 x 1 Goiás (Série B)
27 de abril de 2000: ABC 1 x 1 Goiás (Copa do Brasil)
3 de maio de 2000: Goiás 1 x 1 ABC (Copa do Brasil) – ABC 4 x 3 nos pênaltis
7 de junho de 2011: ABC 2 x 0 Goiás (Série B)
13 de setembro de 2011: Goiás 1 x 2 ABC (Série B)
31 de julho de 2012: Goiás 1 x 1 ABC (Série B)
26 de outubro de 2012: ABC 3 x 2 Goiás (Série B)



GE - Goiânia - Fernando Vasconcelos

Nenhum comentário